Parque das Águas vai ser inaugurado no final de agosto

21/07/2017  - O Parque Municipal Eduardo Travassos, conhecido como Parque das Águas, no Centro de Niterói, será inaugurado no final de agosto. Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a estrutura do elevador foi executada e estão iniciando a montagem do elevador e as peças para funcionamento esta semana. Já na área do Parque está sendo finalizada a via de acesso que corta todo o espaço, a área de lazer e ginástica. Ainda segundo o Executivo, a contenção já está sendo executada e a rampa de acesso de serviço está pronta. Além disso, a parte de paisagismo já está sendo executada, a construção da sede está sendo finalizada e na próxima semana começam as obras da recepção do parque.

Quem passa pelo local consegue observar as intervenções ainda acontecendo no imponente novo elevador de acesso, que vai dar atenção para cadeirantes e portadores de necessidades especiais. A inauguração do Parque deve, portanto, acontecer de uma só vez: as intervenções complementares - como a praça que fica em frente à área de lazer -, as áreas internas de visitação e o talude serão entregues juntos à população.

O investimento total de revitalização do Parque das Águas é de R$ 7,8 milhões. O espaço ocupa 32 mil metros quadrados do Morro da Detenção. A área é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Além de abrigar uma das últimas áreas verdes numa das regiões mais densas da cidade, o Parque das Águas também protege um dos mais interessantes patrimônios históricos de Niterói, que é o sistema construído no século XIX para o abastecimento de água para a cidade e que, ainda hoje, distribui água para alguns bairros.