Saúde imuniza mais de 46 mil animais em Campanha de Vacinação Animal

29/09/2018 – A Fundação Municipal de Saúde de Niterói realizou neste sábado (29), das 8h às 17h, a edição 2018 da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Foram 72 postos de vacinação espalhados pela cidade e cerca de 500 funcionários à espera dos cerca de 46 mil cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade, que foram vacinados.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, esteve no Campo de São Bento acompanhando a imunização. No total, foram 9.899 gatos e 38.806 cachorros vacinados em toda a cidade.

"A vacina antirrábica garante a segurança sanitária de animais, das famílias e de toda a comunidade. A raiva é uma doença letal", frisou.

A advogada Carolina Viana, de 38 anos, levou sua cadela, Lully, de 1 ano, para receber a imunização e elogiou o atendimento.

"É muito importante essa campanha anual, mantenho todas as vacinas dela em dia. Achei organizado o atendimento aqui no Campo de São Bento, os profissionais estão de parabéns", contou.

A vacina é segura e não tem contraindicações. Os cães vacinados foram conduzidos por coleiras, e os animais de grande porte, também com focinheiras. Os gatos foram levados em caixas de transporte ou dentro de algum tipo de bolsa, uma vez que eles se estressam facilmente e podem fugir e ferir as pessoas.

A doença

A raiva é uma doença gravíssima e que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatos. Até os anos 1980 ainda havia casos de raiva humana na cidade, transmitida por cães. A partir daí, quando foram instituídas as campanhas anuais de vacinação animal, ninguém mais morreu por essa doença no município.

They lapsed into silence again, and Sam’s fidgeting continued. By the time they pulled into the parking lot of an otherwise nondescript looking building, she was about to come out of her skin.

Fonte: Prefeitura de Niterói.