O Programa Enseada Limpa

O Enseada Limpa é um programa realizado pela Prefeitura de Niterói que trabalha a administração de uma bacia hidrográfica de forma conjunta, ou seja, unindo o trabalho de diversos setores da administração pública e privada - no caso da concessionária Águas de Niterói - com foco na melhoria da qualidade de vida da população, do meio ambiente, e das águas das praias de Adão, Eva, Jurujuba, Charitas e São Francisco, que fazem parte da Enseada de Jurujuba. O objetivo final do projeto é a melhora da balneabilidade das praias da Enseada de Jurujuba.

 

A gestão integrada do Programa Enseada Limpa implica que devemos nos preocupar com os processos naturais que acontecem em uma bacia hidrográfica e, também, com o comportamento da sociedade neste espaço. Por ser um ambiente altamente habitado, muitas intervenções do homem geram vários tipos de consequências. Quando as ações são positivas e conscientes, convivemos com natureza sem que ela e o homem sejam prejudicados. Do contrário, podemos enfrentar problemas. Assim, deve haver uma ligação entre os serviços executados pela administração pública e as pessoas que residem e usam estes espaços, para que todos juntos, cheguem a resultados positivos.

 

A bacia escolhida para este trabalho é a Bacia Hidrográfica Contribuinte à Enseada de Jurujuba (BHCEJ), abrangendo os bairros de Jurujuba, Charitas, São Francisco, Cachoeira, Maceió e Largo da Batalha.

 

subsistemas na bhcej

 

 

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

 

O Enseada Limpa incentiva o fortalecimento das atividades realizadas no dia a dia de diversos setores da Prefeitura de Niterói relacionadas ao objeto do programa e também, busca soluções complementares para problemas que encontramos, como por exemplo:

  1. Contenção de Encostas;
  2. Desinfestação de Roedores;
  3. Complementação da Rede de Coleta e Tratamento de Esgoto;
  4. Gestão Integrada de Resíduos no Subsistema Canais da Grota;
  5. Educação Ambiental;
  6. Estudos de Nascentes e Córregos visando sua conservação e de suas águas; e outras ações posteriormente identificadas.

Parceiros: Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Secretaria de Saúde (Controle de Zoonoses/Informação, Educação e Comunicação em Saúde/Programa Médico de Família), EMUSA (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento), CLIN (Companhia de Limpeza Urbana de Niterói), Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Concessionária Águas de Niterói, entre outros.

projetos enseada limpa

Dados população: Censo 2010